quinta-feira, 14 de julho de 2011

Harry Potter: eu li!

"Tu não sabes quem é Harry Potter?". Há mais de 11 anos, o meu namorado (que era só meu amigo do colégio) me fez essa pergunta com uma entonação quase incrédula. Confesso que tive um certo abuso pelo jeito que ele me olhou quando eu disse que não, nunca tinha ouvido falar desse tal de Harry Po... Harry o quê mesmo?
Bom, a realidade é a seguinte:

“Se você não está acompanhando a série agora em algum nível, prepare-se para ser excluído: você vai perder o fio da meada da maior parte dos produtos da cultura pop dos próximos trinta anos”. - Chuck Klosterman, jornalista.

Eu tinha 13 anos quando li o primeiro livro. Um ano depois do lançamento no Brasil. Em dois dias, devorei o segundo. E assim por diante. Esperei e li até o último livro, que foi lançado no dia em que completei 21 anos. Fiz questão de acompanhar tudo. Me encantei e admirei cada detalhe que J.K. Rowling descrevia sobre aquele mundo. Nunca fui das fãs mais fervorosas. Fato! Mas, sim, li todos os livros, vi todos os filmes e sempre achei a estória brilhante.
Agora, se você tá me achando uma babaca por admitir tudo isso, vale parar um pouquinho pra ler esse texto aqui; "Harry Potter vai chutar a sua bunda", por Gustavo Mini. 
Em suma, é uma resenha sobre o texto de Chuck Klosterman adaptado à cultura pop mundial e à nossa. O autor usa perfeitamente o termo Unidades Básicas de Cultura Pop. Ele cita Guerra nas Estrelas, Senhor dos Anéis e até mesmo os Trapalhões. Obras que serviram, servem e continuarão a servir como referência e inspiração para produtos, filmes, séries, propagandas, músicas e uma infinidade de lançamentos. E se você, assim como eu, é da área de comunicação, precisa estar por dentro desses universos.
Eu não me orgulho em dizer que nunca vi Guerra nas Estrelas. Já perdi muita piada interna por causa disso. Quem não se interessa em saber o mínimo sobre essas Unidades Básicas de Cultura Pop, vai ficar de fora. Vai perder as piadas e as referências. Vai perder grande parte do que estar por vir. E, sim, Harry Potter está vindo. É, sem dúvidas, a mais nova e fenomenal referência de Unidade Básica de Cultura Pop. E você quer mesmo ficar no vácuo?

Calma! Nem tudo está perdido. Se você realmente acha tudo isso uma grande babaquice e não vai se convencer de forma alguma a ler ou assistir Harry Potter, você continua sendo um trouxa. Mas eu tenho uma solução rápida, indolor e eficiente para o seu caso.

A ilustradora Lucy Knisley fez um resumo de cada um dos 7 livros/filmes do bruxo em quadrinhos. São todas muito divertidas e bem criativas. Quem conhece a estória, ajuda a relembrar. Quem não conhece, bom... os desenhos podem parecer um pouco confusos pra você. Mas dá pra ter uma noção superficial do assunto. Dá uma olhada! Clique nas imagens para visualizá-las melhor.

Harry Potter e a Pedra Filosofal.

Harry Potter e a Câmara Secreta.

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban.

Harry Potter e o Cálice de Fogo.

Harry Potter e a Órdem da Fênix.

Harry Potter e o Príncipe Mestiço.

Harry Potter e as Relíquias da Morte. - Parte 1
Atenção, o próximo quadrinho contém spoilers sobre o último filme. 
Se você ainda não sabe o que vai acontecer, é melhor não ver! #ficadica  

Harry Potter e as Relíquias da Morte. - Parte 2
Eu venho fazendo uma maratona com uns amigos, assistindo os filmes para relembrar tudo. Confesso que estou ansiosa à espera do grande final, mas só assistirei quando a maratona terminar. Enquanto isso...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...