Dois hamburgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles e um pão com gergelim. O mundo inteiro sabe cantar essa receita. O famoso jingle do Big Mac foi ao ar em 1974 nos EUA e em 1983 no Brasil, e se tornou uma das músicas mais cantadas no mundo. A refeição tem 504 calorias e, segundo a média recomendada por nutricionistas, um único sanduíche é responsável por 25% das calorias diárias que uma pessoa precisa.
Mas e se o Big Mac não fosse um sandubão fast food, e sim um prato feito especialmente por um chefe de cozinha usando os mesmos ingredientes? Acho que muito nutricionista cantaria o jingle com mais empolgação e menos preconceito, né? Sendo assim, quatro chefes toparam o desafio de transformar o pedido mais famoso do McDonald's em um prato 5 estrelas. A tarefa foi fazer do combo sanduíche, batata frita e coca-cola uma refeição inteiramente diferente, utilizando nada mais do que alguns poucos temperos, óleo e água. Nenhum outro ingrediente foi permitido. O resultado foram quatro pratos bem exóticos. Confiram!
1. O chefe Fabio Bondi levou 3 tentativas até chegar nesse prato. O hamburguer virou salsicha, e os pães foram torrados e feito de crostini.
2. Os chefes Craig Harding e Nigel French transformaram o Big Mac em um spaghetti à bolonhesa. A massa foi feita com as batatas e no lugar do parmesão, eles utilizaram pão, uma técnica italiana.
3. O chefe Anthony Rose fez um tipo de bolo com os ingredientes; uma mistura de batatas fritas, ketchup, molho especial e Coca-Cola. As "flores" em cima são feitas de picles.
4. Os chefes indianos Raj e Aravind Kozhikott, pai e filho, misturaram o hamburguer com a cebola, usando molho barbecue em uma espécie de wrap. O queijo foi transformado em patê e utilizado como um molho extra.




